quinta-feira, 1 de junho de 2017

Um Ano Blogando: Um Ano Aprendendo

Faz já um ano após ter remodelado este blogue e iniciar com a publicação de diferentes conteúdos para brindar os amigos leitores. Para quem não sabe, este blogue foi criado no ano 2012 quando ainda frequentava o terceiro ano do curso de licenciatura em jornalismo. Não sei de onde surgiu a minha grande afeição por blogues. Lembro-me, porém, que o gosto pelos weblogs emergiu do nada, talvez do meu fascínio pela comunicação digital. 
Inicialmente, publicava neste espaço artigos de opinião, todos eles publicados inicialmente no jornal de maior circulação do país – o Jornal Notícias. Aliás, foi no ano 2010, concretamente no mês de Maio – se a memória não me engana que publiquei o meu primeiro e modesto artigo de opinião no matutino notícias. Desde então, muitos foram os rabiscos publicados naquele jornal e que, semelhantemente, foram publicados neste blogue. Não tenho números exactos sobre quantos artigos já escrevi e publiquei, mas estou certo que com esse exercício cresci e aprendi a observar com olhos atentos o mundo no qual estou inserido.
Ano passado (2016), decidi remodelar o blogue que por algum tempo tomou várias designações como: Racionalizando e Comunicologando. Até pouco tempo, o blogue não tinha um objectivo específico, procurava publicar um pouco de tudo sem seguir rigorosamente uma determinada linhagem. Provavelmente, hoje, o blogue continua sem um foco definido. Mas a sua existência tem em vista partilhar diferentes conteúdos que constituem actualidade no país e é, outrossim, um pequeno reflexo de quem é o seu gestor – Mussa Chaleque.
Os dias são flexíveis, as actividades exigem muito de nós e não me encontro numa situação de um oásis nessa lógica. Não me tenho dedicado com vigor a esse nobre espaço conforme desejava que fosse. Tantos são os temas, artigos e publicações que poderiam ter sido aqui publicado de forma que os estimados leitores acedessem e fizessem uso de tais conteúdos. Sempre que possível, vou procurar brindar os visitantes do Factos & Quotidiano (FQ) principalmente àqueles que se encontram nos estrangeiros e buscam informações que marcam actualidade nacional.
Hoje, 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, o Factos & Quotidiano completa um ano de existência e mantém ainda o desafio de ser um blogue dinâmico e interactivo. Estou há um ano blogando, um ano aprendendo, um ano procurando entender o mundo e cada fez mais apaixonado pelo universo comunicacional. O FQ conta hoje com mais de 45 mil visualizações, mais de 60 publicações e já formalizou um memorandum de entendimento com a Deutsche Welle (DW), passando a ser um parceiro online da DW em Moçambique
Obrigado a todos que têm visitado o meu blogue. Àqueles que têm comentado as minhas publicações, assim como partilhado este modesto blogue vai o meu sincero agradecimento.


Mussa Chaleque


Sem comentários:

Enviar um comentário